quinta-feira, 25 de novembro de 2010
A TEORIA DA MORTE DE DEUS.
Queridos leitores há vários tipos de ateísmo.
Os ateus TRADICIONAIS acreditam que não existe nem nunca existiu um Deus.
Os ateus SEMÂNTICOS Afirmam que o termo Deus está morto, que a linguagem religiosa não tem significado.
Os ateus MITOLÓGICOS, representado por Nietzsche, afirmam que o mito Deus já esteve vivo, mas morreu no século xx.
Os ateus CONCEITUAIS acreditam que existe um Deus, mas esta escondido da nossa visão sendo,obscurecido pelo nossas idéias.
Os ateus PRATICOS afirmam que Deus existe, mas devemos viver como se não existisse,sem usar Deus como muleta para nossa incapacidade de agir de maneira espiritual e responsável.
OS ESTÁGIOS DA MORTE DE DEUS
Altizer era um ateu DIALÉTICO e acreditava que Deus realmente existiu, mas morreu no nosso século. Altizer acreditava que “só o cristão sabe que Deus está morto, que Deus não está apenas escondido da nossa visão, como acreditam os ateus Conceituais. Ele afirmava que Deus realmente morreu em três estágios:
A morte na Encarnação. Primeiro, Deus morreu quando se encarnou em Cristo. “O fato de Jesus ser Deus significa que o próprio Deus se tornou carne, Deus não precisa mais existir como Senhor soberano”. Em resumo, quando Deus veio á terra, o céu ficou vazio.
A morte na Cruz. Além disso, Deus não morreu apena na encarnação, mas morreu na cruz quando foi crucificado.
A morte nos Tempos Modernos. Finalmente Deus morreu nos tempos modernos. Deus não só morreu na encarnação e na cruz, mas morreu em nossa consciência, na nossa época.
O Ateísmo Dialético nega a inspiração da Bíblia, optando pela Critica radical infundada.Nega ressurreição corporal de Cristo contra toda a evidencia histórica.
Essa teologia é baseada numa interpretação errônea da Encarnação. As Escrituras afirmam que, quando Cristo veio a terra,o que aconteceu não foi uma diminuição da Divindade. Deus não deixou o céu; apenas a segunda pessoa da Trindade (Jesus) acrescentou a si outra natureza, humana, sem descarta sua natureza divina.
É impossível que Deus morra. Deus não pode passar a existir ou deixar de existir; Ele sempre existirá.
O movimento da “Morte de Deus” foi curto, durou por apenas uma década aproximadamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário