terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O TEMPLO



O Templo era o centro da vida religiosa de Jerusalém (Jeremias 7:14) O templo original, construído por Salomão, foi destruído pelas tropas de Nabucodonozor, rei da Babilônia,no ano de 586 A.C. O segundo templo,construído em 516 A.C, foi destruído no ano de 70 D.C.
O templo era construído com mármore branca e possuía muitas partes cobertas com ouro, o que o tornava reluzente e um objeto de esplendor estonteante.
Possuía dimensões de 178 metros (leste-oeste) e 186 metros (norte sul),o equivalente a quatro vezes a área do campo do Maracanã (75 x 110 m. Possuía diversas áreas de acesso irrestrito e outras onde mulheres e gentios não podiam entrar.No centro do templo localizava-se o santuário, que era dividido entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo.
Somente os sacerdotes podiam adentrar o Lugar Santo. O sumo sacerdote, por sua vez, era o único autorizado a entrar no Lugar Santíssimo, uma vez ao ano, no dia chamado de Dia da Propiciação (Levítico 16:29-33). No Lugar Santíssimo ficavam a arca da aliança(Êxodo 26:33) e, dentro dela, as tábuas da Lei dada ao povo no deserto do Sinai, a comida dada aos israelitas durante o seu êxodo no deserto e a
vara de Arão (Êxodo 25:21, 16:33-34, Números 17:10)
O Lugar Santo e o Lugar Santíssimo eram separados por um véu (Êxodo 26:33).Quando Jesus morreu, o véu do templo se rasgou (Mateus 27:51), simbolizando que, dali em diante, o homem não precisaria mais de um mediador – o Sumo Sacerdote – para entrar na presença de Deus, pois Jesus seria o mediador de todos (1 Timóteo 2:5-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário